Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Empresa de Arquitetura Premiada de Boston usa o AutoCAD para Impulsionar a Renovação Urbana A Touloukian Touloukian Inc. revitalizou um parque no centro de Detroit com práticas de projeto sustentáveis.

 

Arquitetura como filosofia 

Como diz o ditado, às vezes grandes coisas vêm em pequenas embalagens. Isso é certamente verdadeiro quando se fala da Touloukian Touloukian Inc., uma firma de arquitetura em Boston composta por nove funcionários e que já ganhou diversos prêmios. 

Fundada em 2003 por Theodore Touloukian, AIA, com foco em projetos cívicos e ambientalmente responsáveis, o trabalho da empresa foi extremamente diversificado, desde a reutilização adaptável de espaços comerciais até projetos de desenvolvimento multifamiliares, residênciasprivadas, locais para devoção, prédios de 19 andares e até mesmo projetos de revitalização urbana em cidades como Detroit e Buffalo. Seu trabalho abrange vários conjuntos de contextos urbanos em que a singularidade de cada sentido de local é o grande gerador que enriquece a criação, as qualidades de experimentação e as relações gerais da arquitetura com o seu contexto. A empresa respeita o que torna cada local diferente e se esforça para revelar e conectar isso em sua expressão arquitetônica.

“Nossa abordagem de projeto é um esforço de colaboração que envolve todos na agência. Começa com cinco princípios orientadores: uma clara narrativa do projeto, ilustrando a missão do cliente, o foco na interligação de propriedades do local e qualidades sustentáveis dentro do ciclo natural e do ambiente construído e a transmissão da construção como uma arte tectônica, embasando a identidade poética com nosso senso de local e nossa necessidade de responsabilidade cívica”, explica o associado Jared Ramsdell, AIA.

 

Vejamos o trabalho deles em Detroit  

Anteriormente um lote abandonado de quase 930 m2 na Grand River Avenue no centro da Motor City, o Beacon Park agora abriga um grande espaço verde (criado pelos arquitetos paisagistas da livingLAB) e o prédio de um restaurante que a Eater descreve como “um descolamento notável e futurista da arquitetura urbana circundante”.  Bem-vindo ao Lumen.

 

Revitalização de um núcleo urbano

O projeto LEED Silver (pendente) é inegavelmente da Touloukian Touloukian Inc.: ecológico e moderno sem parecer deslocado. Na sua própria descrição do projeto, a Touloukian Touloukian fala sobre como encontrar uma maneira de integrar o novo com o antigo assim: “Uma parte central da sua geometria moderna são formas fortes com escoras voltadas para o edifício histórico do Detroit G.A.R. e o gramado elíptico do parque, bem como uma grande escada que conduz para um terraço na cobertura alinhado com o histórico edifício Book Tower de Detroit”.

A integração urbana é outro dos pontos positivos da empresa, e pode ser atribuída às suas raízes em Boston. Em uma cidade inatamente histórica, qualquer reutilização de espaço ou nova construção precisa passar por um extenso processo de obtenção de permissão. 

Fazer projetos para terrenos urbanos pequenos requer navegar por leis de zoneamento complexas, exame de projeto regulatório, teste de resiliência – e supervisão histórica. É nisso que o AutoCAD e o conjunto de ferramentas do AutoCAD Architecture fazem a diferença.

Além de usá-lo para o processo de um projeto arquitetônico, “nós desenvolvemos um conjunto de documentos e diagramas de base que informam o resumo do zoneamento do projeto e identificam potenciais variações de zoneamento no AutoCAD. O software nos ajuda a documentar e a visualizar recuos de zoneamento, alturas e outros requisitos que informam a responsabilidade cívica e a escala de um projeto”, continua Jared. “Além disso, durante a fase de licitação de um projeto, oferecemos aos empreiteiros conjuntos de desenhos desenvolvidos no AutoCAD para que possam completar suas identificações de materiais e levantamentos com precisão.”

 

Criação de um ambiente colaborativo

E o trabalho de design da Touloukian Touloukian Inc. é colaborativo desde o início, o que requer uma base fácil e padrão. Aprofundando-se, Jared explica que “Todo o nosso trabalho envolve a coordenação com subempreiteiros. 

Nós frequentemente colaboramos diretamente com subempreiteiros no processo de desenho do local e durante a instalação de campo.  

Gostamos de projetos colaborativos e de construir relações com as empresas em campo. 

Além disso, trabalharemos com subempreiteiros durante a fase de elaboração do projeto para refinar detalhes que sejam tanto econômicos quanto bonitos.”

“O AutoCAD cria uma interface uniforme entre consultores, permite uma plataforma de trabalho compartilhada na agência e facilita nosso trabalho. Consigo esboçar ideias rapidamente, de estudos de planejamento a detalhes da construção, comunicar o processo e pensar em um formato claro. A capacidade de comunicar informações complexas de modo conciso e fácil de entender nos ajuda a desenvolver e, em última análise, a construir de forma eficiente.” 

Jared também acrescenta que “a tecnologia permite que a agência proponha detalhes e conexões de materiais com as várias disciplinas em um conjunto coeso de documentos”.

Mas, apesar com toda a colaboração, o que queríamos mesmo saber era com que frequência Jared de fato usava o AutoCAD. Afinal, uma coisa é enviar um DWG para alguém revisar, mas com que frequência ele fazia projetos? “O AutoCAD é uma parte do meu trabalho diário desde o meu primeiro estágio, cerca de 13 anos atrás, e eu uso o conjunto de ferramentas do AutoCAD Architecture para projetar e desenhar edifícios diariamente”, afirmou. “Durante uma semana típica, gerencio vários projetos e contribuo com projetos adicionais por meio de conversas com projetistas e reuniões com consultores.”

 

 

 

Design responsável para o futuro

O trabalho compensa. Em 2017, a Architect Magazine classificou a Touloukian Touloukian Inc. como a número 30 do país em sua lista das 50 principais empresas, subindo duas colocações em relação a 2016. Ela também foi incluída na selecionada lista da World Architecture News 2017 – Practice of the Year, recebendo uma menção honrosa para o prêmio American Architecture 2017 – Professional Firm of the Year, além de ter recebido 19 prêmios de design em oito projetos apenas em 2017. O Lumen no Beacon Park é um exemplo do trabalho da agência, e já recebeu cinco prêmios, incluindo o American Architecture Award de 2018 da The Chicago Athenaeum.

 

Não estamos dizendo que nada disso poderia ter sido feito sem o AutoCAD, mas podermos trabalhar mais rápido e com precisão, ao mesmo tempo permitindo a colaboração, certamente ajudou toda a agência da Touloukian Touloukian Inc. a expandir o alcance do seu trabalho e investir em projetos que atendem ao bem comum, além de alcançar sua missão de design cívico e ambientalmente responsável.

 

 

Saiba mais sobre o AutoCAD, incluindo conjuntos de ferramentas especializados, em www.prosystems.com.br.

 

Fonte: Autodesk

 

Pro-Systems Informática Ltda © 2019 | Todos os direitos reservados