Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Rede Solidária e Crea Sênior Firmam Parceria em Benefício das Instituições de Acolhimento Infanto-Juvenil

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ-DF), conquistou mais um importante parceiro nesta terça-feira, dia 5 de outubro. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-DF) assinou termo de adesão à Rede Solidária para prestar serviço voluntário de avaliação das instalações das entidades de acolhimento de crianças e adolescentes de todo o Distrito Federal.
 
O trabalho voluntário será prestado por profissionais vinculados ao Crea Sênior, sob a coordenação de seu presidente, o engenheiro eletricista João Ernesto Rios. O objetivo é propor melhorias nas instalações de infraestrutura e auxiliar na obtenção de recursos financeiros para sua implementação. Dessa forma, as crianças e adolescentes institucionalizados poderão contar com um ambiente de acolhimento mais seguro e adequado às suas necessidades.
 
De acordo com o juiz titular da 1ª VIJ-DF, Renato Rodovalho Scussel, a parceria com o Crea Sênior não se destina à fiscalização da infraestrutura das instituições de acolhimento, mas sim à prestação de auxílio para adequação de suas instalações e melhoria de sua estrutura, visando à segurança e ao bem-estar dos acolhidos. "Estado, família e sociedade devem agir juntos no cumprimento do seu papel de proteger as crianças e os adolescentes", afirma o magistrado.
 
Para o presidente do Crea-DF, o engenheiro Francisco Machado da Silva, essa parceria é o casamento do braço social do Crea Sênior com o programa de voluntariado da 1ª VIJ-DF. "O Crea-DF visa, também, dar apoio gratuito às comunidades que precisam, e não só realizar trabalho de fiscalização. Estamos quebrando paradigmas”, diz o presidente. Segundo Machado, o Crea Sênior é o órgão consultivo do Crea-DF, formado por profissionais acima de 40 anos, que já foram conselheiros e hoje, em geral, estão aposentados e decidiram prestar serviços relevantes à sociedade. A prestação de serviço dos voluntários do Crea Sênior deve começar pelas instituições que apresentam estrutura física mais precária.
 
Saiba mais
 
Criada em 2006 pela 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, a Rede Solidária Anjos do Amanhã consolidou-se como programa de voluntariado e hoje é referência na rede de proteção à infância e à adolescência em situação de risco social. A Rede Solidária direciona suas ações às crianças e aos adolescentes jurisdicionados da 1ª VIJ-DF, às suas famílias e às instituições às quais estão vinculados, buscando resguardar e garantir seus direitos.
 
A Rede Solidária Anjos do Amanhã mantém cadastro de pessoas e de instituições que desejam colaborar voluntariamente com suas ações em favor do público-alvo da 1ª VIJ-DF. Podem ser doados serviços, ajuda profissional ou algum bem material. Para se tornar um parceiro ou apoiar alguma campanha ou projeto da Rede, inscreva-se pelo sítio www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br ou entre em contato pelos telefones (61) 3103-3382 e 3103-3286, das 12h as 19h.
 
Serviço de acolhimento institucional
 
Atualmente, o Distrito Federal possui 18 entidades que desenvolvem programa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.
 
Há cerca de 600 crianças e adolescentes acolhidos em instituições no Distrito Federal.
 
 
Fonte: Jornalista Noriete Celi, da Assessoria de Comunicação da 1ª VIJ-DF
Com informações da Assessoria de Comunicação do Crea-DF

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados