Mitigar riscos na construção por meio de gêmeos digitais
Ana Laura Zapata8 de agosto de 2022
Enquanto a construção no México está no caminho da recuperação, as empresas do setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC) continuam enfrentando desafios de fatores externos, incluindo a interrupção das cadeias de suprimentos e o aumento geral dos preços, situações que pressionam o lucro margens. Consequentemente, o mandato dos proprietários de projetos é mitigar qualquer risco o máximo possível. Por isso, hoje estão transferindo parte do risco do projeto para os demais atores que dele participam.
“Tradicionalmente em projetos de engenharia, os proprietários recebem uma grande quantidade de dados em silos de informações, coletados e ordenados de acordo com os processos de cada stakeholder e que não estão conectados entre si. Essa informação não é usada. Por isso, proprietários e gestores de edifícios devem trabalhar para transformar a colaboração entre todos os envolvidos para torná-la mais eficiente e conectada. Tudo isso com o intuito de minimizar os riscos, ou distribuí-los entre todas as partes que participam do projeto”, afirma Julio Palma, Especialista Técnico Sênior de Vendas da Autodesk.
Em projetos de engenharia e construção, 95% dos dados não são utilizados [1] , por isso os maiores desafios estão na entrega digital dos projetos e, sobretudo, transformar os dados gerados e coletados em cada etapa em ações de métricas que favorecem a decisão informada fazer.
Entrega digital para maximizar o uso de dados
Alcançar um projeto conectado, flexível e poderoso depende da entrega digital. Isso vai além da compilação de documentos em meio eletrônico. Tem a ver com a concepção e operação do projeto em um ambiente de dados comum (CDE) em que os diferentes atores do projeto, seja dentro da mesma empresa ou entre diferentes organizações, tenham a possibilidade de acessar as informações de forma lógica. , de forma ordenada e associada aos fluxos de trabalho nas diferentes etapas do projeto. Fazendo assim, é possível identificar antecipadamente os obstáculos e, assim, evitar riscos.
Além de melhorar a comunicação, o CDE é uma ferramenta essencial para fornecer gêmeos digitais que ampliam o valor do processo de modelagem de informações da construção (BIM). Como destaca Mauricio Irastroza, Technical Solution Specialist da Autodesk, “A vantagem de um CDE como o Autodesk Construction Cloud é que ele nos permite continuar integrando as informações do nosso ativo em todas as etapas do projeto, com as quais podemos construir um gêmeo digital, gerar métricas, dashboards ao vivo que permitirão que as empresas do setor sejam preditivas de riscos. É aí que o gêmeo digital faz sentido.”
Capacidades de previsão e simulação
Um gêmeo digital, ou gêmeo digital , é uma réplica digital exata de um ativo físico, ou seja, um edifício, uma estrada ou qualquer outra infraestrutura. Além de fornecer uma representação visual, também é alimentado por dados gerados durante as etapas de projeto, pré-construção, construção e operação para fornecer insights em tempo real que permitem que simulações sejam executadas para antecipar e corrigir problemas, reduzindo assim seu custo impacto e tempo.
“O gêmeo digital é um modelo útil não apenas para o estágio operacional. Colaborações e simulações garantem vitórias antecipadas ao modelo, pois permite simulações que favorecem decisões muito mais informadas também nas etapas de projeto e pré-construção”,
Mauricio Irastroza.
A principal pergunta que as empresas do setor de AEC devem se fazer hoje é como os dados que já geram podem contribuir para agilizar e tornar suas operações mais transparentes. Essa análise direcionará seus projetos de transformação digital, pois não se trata apenas da forma como gerenciam seus arquivos, mas de ter visibilidade de todas as etapas do projeto, além de acesso a dados granulares para a tomada de decisões. soluções que aumentam sua produtividade, melhoram suas margens e, claro, reduzem seu impacto no meio ambiente.
Sobre a Autodesk
A Autodesk está mudando a maneira como o mundo é projetado e criado. Nossa tecnologia abrange arquitetura, engenharia, construção, design de produto, fabricação, mídia e entretenimento, permitindo que inovadores em todo o mundo resolvam desafios de qualquer tamanho. De edifícios mais verdes a produtos mais inteligentes e sucessos de bilheteria mais emocionantes, o software Autodesk ajuda nossos clientes a projetar e criar um mundo melhor para todos.
0 comentários