News
Secretaria realiza evento conjunto com Pro-Systems e Autodesk para apresentar soluções para o compartilhamento de dados BIM entre órgãos do GDF

A Secretaria das Cidades realizou no dia 26 de setembro, no auditório do CREA-DF, em Brasília, o evento “Compartilhamento de Dados BIM entre Órgãos do Governo do Distrito Federal”.

Realizado com o apoio da Pro-Systems, líder em consultoria para tecnologias BIM, CAD e GIS no Distrito Federal, e da Autodesk, empresa referência mundial em softwares 3D para projetos, o evento tem o objetivo de apresentar ferramentas e uma metodologia de trabalho para integrar informações entre projetos de infraestrutura e edificações aos servidores e funcionários dos diversos órgãos, empresas públicas e Administrações Regionais do DF.

“A gestão pública exige eficiência, responsabilidade e respeito com o patrimônio público além do atendimento às demandas e necessidades da população. É por isso que o Governo do Distrito Federal busca adotar as mais eficazes soluções tecnológicas para a gestão de seus projetos. O Decreto Federal nº 9.377/2018 (atualizado pelo Decreto Federal 9.983/2019), gerou a exigência da utilização do BIM a partir de 2021. Temos pouco tempo e muita necessidade de tornar nossa gestão de obras mais eficiente. Este é o caminho para a redução de custos e prazos das obras públicas. É tempo de ação”, afirma Gustavo Almeida Aires, secretário executivo das Cidades do Distrito Federal.

Durante o evento, foram apresentadas as exigências decorrentes dos Decretos nº 9.377/2018 e nº 9.983/2019, que buscam, além de diminuir os custos e a maior eficiência no desenvolvimento das obras, reduzir a adoção de aditivos contratuais e uma maior assertividade nos projetos.

Além disso, algumas empresas e organismos que já utilizam a tecnologia BIM em seus projetos apresentarão casos exemplificando as vantagens obtidas a partir de sua adoção e falaram do atual momento de implantação da modalidade tecnológica em suas organizações.

Entre os exemplos de instituições do GDF que já iniciaram o processo de adoção do BIM estão a Terracap, Novacap e CAESB. Há também iniciativas de adoção do BIM no Governo Federal e empresas a ele ligadas, com destaque para o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Banco do Brasil, Receita Federal, Ministério da Infraestrutura, Hospital Sarah Kubitscheck, entre outras organizações.

 

“A adoção do BIM por diferentes órgãos da administração do Distrito Federal irá contribuir para a integração dos esforços dos gestores públicos na busca por maior eficiência e economia no planejamento, na proposição e na administração dos empreendimentos realizados. O Decreto nº 9.983 é a demonstração de que essa tecnologia tem muito a contribuir para a eficiência e economia de recursos e de tempo na implementação de obras públicas”, explica Lourival Machado, diretor da Pro-Systems.

Sobre a Secretaria das Cidades do DF

Tem o objetivo de fortalecer a articulação das administrações regionais com os outros órgãos do Governo do Distrito Federal, dando maior celeridade à prestação dos serviços públicos e à resolução das demandas encaminhadas pela população.

Sobre a Pro-Systems

Fundada em 1987, a Empresa é especializada no fornecimento de soluções BIM (Building Information Model), incluindo o fornecimento de software, treinamento e consultoria, além do desenvolvimento de aplicativos personalizados para softwares da Autodesk. O foco da Pro-Systems está tanto na melhoria dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos, quanto na contribuição para um ágil e qualitativo trabalho desenvolvido pelas Empresas que atuam com projetos na área da Arquitetura e Engenharia.

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone, ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.

 

Pro-Systems Informática Ltda © 2019 | Todos os direitos reservados