Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Crea-DF e Agência Alemã, GIZ Discutem Cooperação Técnica Em reunião, a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, sigla em alemão) fez uma apresentação dos projetos de cursos voltados para energias renováveis e eficiência energética para membros do Crea-DF e para o Colégio de Entidades (Cder-DF).

Dentre os participantes da reunião estavam o presidente do Crea-DF, Flavio Correia, o coordenador do Colégio de Entidades (Cder-DF), Liberalino Jacinto, o conselheiro suplente do Crea-DF, João Rios, o assessor José Sávio Neto e os representantes da empresa GIZ, o coordenador de educação profissional, Christoph Büdke e o especialista em educação profissional, Klaus Albrechtsen. O objetivo da apresentação foi discutir a possibilidade de firmar convênio de cooperação.

As iniciativas no âmbito da cooperação para o desenvolvimento sustentável e do fomento ao comércio exterior tem estado cada vez mais próximas e cada vez mais sendo discutidas pelo Brasil. Brasil e Alemanha são parceiros estratégicos em questões que se constituem desafios globais, como o combate às mudanças climáticas. Energias renováveis e eficiência energética junto com a proteção ao meio ambiente e o uso sustentável de recursos naturais, são importantes pilares para um desenvolvimento sustentável. Esses foram o foco do trabalho que a empresa GIZ apresentou ao Conselho, com intuito de cooperação Brasil-Alemanha através de cursos de desenvolvimento de capacidades individuais e organizacionais.

Para o coordenador Christoph Büdke a energia de biomassa, solar e eólica, assim como pequenas usinas hidrelétricas constituem alternativas ambientalmente saudáveis com elevado potencial que, no entanto, ainda está sendo muito pouco explorado. “Hoje, o engajamento da GIZ constitui parte integrante para estratégica de desenvolvimento sustentável” diz Büdke. E ainda, informa que a empresa Alemã aposta em formas de cooperação inovadoras que levam em consideração a singular importância do Brasil.
“Um elemento chave do moderno perfil da cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável são as parcerias de desenvolvimento com o setor privado. Uma nova vertente está sendo introduzida por um programa de cooperação acadêmica que se baseia na estreita articulação da cooperação econômica com a colaboração com instituições técnicas e de pesquisa” disse, Klaus Albrechtsen.
O presidente do Crea-DF falou sobre a carência que hoje o mercado tem em cursos voltados para energia eólicas, fotovoltaica e que a necessidade de especialização tem sido cada vez maior. “Tudo que vem para beneficiar o profissional, o Crea-DF quer estudar alternativas para implantar. Parcerias como essas são sempre bem vindas para o Conselho”, disse Flavio que colocou a disposição da empresa o assessor Sávio para estudar as diretrizes do convênio.

GIZ
No âmbito de cooperações trilaterais, a GIZ realiza, juntamente com seus parceiros brasileiros, projetos e programas em outros países da América Latina e da África. Prestando assessoria à Secretaria Permanente da OTCA, um programa regional do BMZ e do Governo neerlandês (DGIS).
Os principais comitentes da GIZ nesse domínio são o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e o Ministério Federal do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza e da Segurança Nuclear (BMU). Os projetos realizados focalizam na proteção e exploração sustentável das florestas tropicais, assim como as energias renováveis e a eficiência energética.
  
 
Fonte: CREA/DF
 

 

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados