Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Casos de Sucesso BIM: Termo Técnica Quin (México) A firma mexicana Termo Técnica Quin (TTQ) utilize BIM e Autodesk Revit MEP para melhorar a qualidade e promover a redução de custos em projetos, manufatura e instalações.

 

A firma

A firma mexicana Termo Técnica Quin (TTQ) é especialista em projeto, fabricação e instalação de sistemas industriais de condicionamento de ar. Fundada em 1971, a firma tem mais de 70 funcionários e sede em Monterrey, Nuevo Leon. A TTQ fornece soluções para uma série de tipos de projetos, como hospitais, shopping centers, prédios residenciais e de escritórios, instalações fabris, auditórios e estádios.

A TTQ adotou a tecnologia BIM – modelagem de informações da edificação – e o software Autodesk® Revit® MEP em 2008, a princípio para melhorar a colaboração com a firma de arquitetura em um dos projetos. “Usamos o software AutoCAD® desde 1988 e cogitamos a BIM há muitos anos,” afirmou Sergio Quintanilla Scott, diretor geral da TTQ. “Decidimos migrar para a BIM quando um de nossos clientes nos pediu para usarmos o Revit MEP em um dos projetos para acompanhar a plataforma do projeto do arquiteto do empreendimento.” A transição foi um sucesso e, um ano depois, a TTQ executou 15 projetos BIM na plataforma Autodesk® Revit® e fez do Revit MEP o software de trabalho para a maioria dos projetos.

 

O desafío

Um dos últimos projetos Revit MEP da firma é um centro médico de $150 milhões de dólares para o ITESM – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. O Zambrano Hellion Medical Center integrará pesquisa, ensino e tratamento de pacientes e contará com um hospital geral e instalações de atendimento de emergência, consultórios médicos e laboratórios, bem como centros especializados de cardiologia e oncologia. A primeira etapa prevê um prédio de 45.000 metros quadrados e cinco pavimentos para o hospital e uma garagem subterrânea de dois andares. A área total refrigerada do empreendimento chega a mais de 61.000 metros quadrados, e o custo previsto do sistema de condicionamento de ar de 3.200 TR (tonelada de refrigeração) é de 12 milhões de dólares.

 

A solução

A TTQ usou o Autodesk Revit MEP para o projeto e a documentação do empreendimento. Em apenas seis meses, um projetista executou o projeto completo e produziu mais de 125 desenhos – um aumento de produtividade de aproximadamente 75% em relação aos métodos convencionais de desenho.

 

Aumente a coordenação do empreendimento

Para minimizar os erros de coordenação, a TTQ queria utilizar o modelo digital do projeto do arquiteto – mas o arquiteto utilizava métodos de desenho convencionais em 2D. A TTQ contatou o departamento de arquitetura do ITESM e recrutou alunos conhecedores do software Autodesk® Revit® Architecture. Esses alunos criaram o modelo do Revit Architecture a partir dos desenhos do arquiteto, o qual a TTQ usou para a coordenação do projeto multidisciplinar e a detecção de conflitos. 

Os projetos de iluminação e forro refletido ditam a locação de nossos difusores,” explica Quintanilla. “Com um modelo arquitetônico 3D no Revit, foi possivel facilitar a identificação e a solução das prováveis interferências antes que essas afetassem a nossa instalação.” O software coordenou as alterações no projeto automaticamente em todo o conjunto de documentação, permitindo que a TTQ lidasse com as mudanças sem precisar atualizar os desenhos manualmente.

 

Melhore as imagens do projeto

“A possibilidade de ver o nosso projeto em 3D nos trouxe o retorno instantâneo das informações e melhores decisões para o projeto,” disse Quintanilla. O Revit MEP também ajudou a comunicação da TTQ com o cliente. “Em uma revisão importante do empreendimento com o grupo de construção do ITESM, usamos o Revit MEP para apresentar nosso projeto virtualmente,” relembra Quintanilla. “As apresentações das outras disciplinas usaram desenhos 2D convencionais. No fim, o ITESM comentou que a nossa apresentação – comparada às outras – foi como assistir a uma televisão de plasma HD em comparação a uma TV de tubo de raios catódicos. Não só melhoramos o entendimento em relação ao nosso projeto, mas também a confiança deles em nossa engenharia.”

 

Gere quantitativos mais precisos

O sistema de ar condicionado da instalação consiste de um encanamento com quase 400 toneladas e 12.000 componentes de canalização; 14.000 metros de tubulação e 11.000 componentes; mais de 2.000 grelhas e difusores e cerca de 300 unidades de tratamento de ar e exaustão. “Imagine ter que calcular à mão todo o quantitativo,” comentou Quintanilla. “Com o software Revit MEP, os quantitativos de material foram calculados automaticamente – gerando números mais exatos para todo o encanamento, tubulações, grelhas, equipamentos e até o isolamento térmico.” E quando havia uma alteração no projeto, o software recalculava automaticamente as quantidades sem dificultar as atividades de projeto da TTQ.

 

EO resultado

“Quando a construção terminar, espero uma redução de, no mínimo, 15% nas ordens de alteração neste empreendimento, por causa das interferências evitadas e da representação aperfeiçoada do projeto,” afirmou Quintanilla. “Tínhamos informações mais precisas para gerar os pedidos de compra de material. Criamos desenhos das instalações em maior quantidade e de melhor qualidade. E nosso cliente disporá de desenhos mais precisos da construção pronta para apoiar a operação e a manutenção.”

A TTQ migrou para o software Revit MEP para explorar as oportunidades de trabalhar com firmas de arquitetura que usam o Revit. Além disso, a firma melhorou a qualidade dos projetos e melhorou a eficiência, o que resulta em economia na instalação para os clientes.

 

FONTE: Autodesk

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados