Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
BIM - Vantagens de Negócios Saiba o que as empresas têm a ganhar ao adotar a modelagem da construção para empreendimentos residenciais e comerciais.

Uma pesquisa realizada pela McGraw-Hill Construction apurou os benefícios do BIM identificados por usuários do modelo na Europa Ocidental – notadamente França, Reino Unido e Alemanha – e nos Estados Unidos.

O estudo, feito entre 27 de maio e 13 de agosto de 2010, abrangeu 948 profissionais, sendo 404 arquitetos, 162 engenheiros, 194 contratantes e outros 188 agentes, entre fabricantes, consultores e demais usuários.

Para 80% dos usuários com grande experiência prática em BIM, a tecnologia reduz os erros e as omissões no acervo técnico (documentação) da construção; cerca de 71% também identificam redução de retrabalho e outros 71% afirmam que o modelo ajuda a reduzir o ciclo de fluxos específicos de certas atividades, especialmente as de desenho. Para 62% dos respondentes, o BIM ajuda a empresa a oferecer novos serviços para clientes e, de acordo com 51%, o conceito serve também como uma ferramenta de marketing para atração de novos clientes e aumento da competitividade da empresa. Por fim, 49% dos especialistas afirmaram que o BIM aumenta o lucro de seus negócios. Em suma, a maior vantagem do sistema relatada pelos usuários de BIM é a economia de tempo e a redução de custos. 

Os respondentes analisaram ainda quais os benefícios do BIM que mais favorecem o retorno sobre o investimento necessário à modelagem da construção. Veja o resultado no gráfico “Benefícios do BIM x Payback”, em destaque. Cerca de 46% dos usuários europeus (e 32% norte-americanos) que fazem mensurações sistemáticas do retorno do investimento em BIM identificam retornos de 25% ou mais na adoção do BIM. Abaixo, saiba quais os ganhos que o BIM pode agregar ao negócio da construção.

 

A comunicação entre os profissionais envolvidos é mais clara

Ao compartilhar informações por meio do BIM, o time de profissionais envolvidos no empreendimento pode comunicar melhor suas ações e ideias, o que significa melhoria da comunicação multidisciplinar entre todos os envolvidos, difusão do conhecimento sobre projetos em 3D e maior compreensão dos profissionais em relação aos objetivos do empreendimento e suas responsabilidades.

 

Os erros de projeto reduzem expressivamente

A inserção de informações de diferentes agentes em um único projeto e o compartilhamento destas informações entre usuários diversos envolvidos no empreendimento ajudam a eliminar a redundância de dados e reduzem o potencial de erros em todas as etapas da construção. Isto porque o empreendimento é construído virtualmente, sendo possível antecipar incompatibilidades entre projetos. 

 

O volume de retrabalho na obra é reduzido

Edificar virtualmente significa diminuir a aparição de problemas nos projetos e nos canteiros de obra, reduzindo, assim, a necessidade de retrabalhos e mudanças durante a construção, bem como a incidência de conflitos entre subempreiteiros e contratados. 

 

 

Fonte: www.plataformabim.com.br

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados