Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
BIM Aumenta o ROI? Seguem 4 maneiras de ajudar você a descobrir.

 

Qualquer pessoa familiarizada com BIM dirá que se mudar para um fluxo de trabalho de modelagem 3D inteligente requer um investimento. Mas como você sabe se você está recebendo o valor do seu dinheiro?

O retorno sobre o investimento, ou ROI...Em sua forma mais simples, ROI = (G-C) / C, onde G é o ganho de seu investimento e C gastos. Se a relação for maior que 1, o investimento tornou-se um lucro.

Não é sempre fácil de calcular os custos e ganhos para fluxos de trabalho BIM, porque não há mais que simples despesas e honorários. Você pode não ser capaz de inventar uma percentagem definitiva, mas com uma pequena análise, você pode começar a identificar tendências. Aqui estão quatro maneiras para ajudar a determinar se suas estratégias de modelagem BIM estão valendo a pena.

1. Comparar projetos similares. O cálculo de ROI mais simples pode ser feito com projetos que compartilham características relevantes. Se você pode eliminar ou reduzir o efeito dessas variáveis, então determinar que sua melhoria na eficiência pode ser tão simples como comparar as horas passou projetando um projeto em CAD para as horas passou a projetar essencialmente o projeto "mesmo" no BIM.

2. Comparar horas elaboração vs Design. Se sua empresa tem um portfólio mais eclético, você não pode ter "semelhantes" projetos para comparar um com o outro. Em vez disso, você pode dar uma olhada em sua divisão de trabalho. Em um típico projeto de CAD, qual a percentagem de horas é cobrada para os engenheiros/arquitetos/designers, e qual a percentagem vai para os autores? Como isso muda quando você olha para um projeto BIM? Talvez o seu tempo de modelagem sobe, mas ele salva os designers qualquer hora? Ou talvez seu tempo de "documentação" foi para baixo, porque seus engenheiros e arquitetos são capazes de modelar mais do projeto antes que entregá-lo para os clientes. De qualquer forma, ele poderia fornecer insights valiosos sobre fluxo de trabalho BIM da sua empresa.

3. Comparar os esforços fase. No discurso de vendas BIM, que você vai ouvir e alegar que poupa dinheiro e tempo, durante a construção. E se já está bem, isso pode ser verdade, graças à documentação melhorada e coordenação. Este lado da aleta pode ser que o projeto ou a fase de construção documentos (CD) obtém carregado com o esforço que normalmente é gasto na fase de construção de administração (CA). Se parece que seus projetos são acima do orçamento em CD, dê uma olhada no seus custos de CA. Tem menos ordens de alteração em seus projetos BIM? Quantos RFIs (pedidos de informação) vai em projetos BIM em comparação com aqueles de CAD? Estão emitindo menos adendas ou boletins para seus conjuntos de CD? Qualquer redução de seus custos de CA, em tempo ou dinheiro, pode ser adicionada ao lado positivo do seu ROI BIM.

4. Ir à fonte. Parte da sua investigação de BIM ROI provavelmente envolverá projetos que passaram orçamento. Quando isso acontece, é fácil culpar BIM — muitas vezes envolve software caro e complicado que pode causar problemas se não for utilizado com sabedoria. Quando você analisar seus projetos, procure por fatores além do software. Havia condições existentes imprevistas que exigiu alterações de design importantes? O cliente continue mudando os requisitos? Seu escopo foi aumentado sem uma mudança suficiente na taxa? Houve falhas de comunicação entre os membros da equipe que afetou sua eficiência? Qualquer um desses fatores pode afetar projetos CAD também (ou aqueles desenhados à mão!), e enquanto eles são importantes para o sucesso global de um projeto, você pode precisar para defini-las de lado para focar as eficiências específicas BIM.

BIM pode fornecer muitos dados para que você use para avaliar sua eficácia. Nem todos os cálculos de ROI renderá um número positivo. Mas enfocando aspectos específicos dos fluxos de trabalho BIM e eliminando as informações desnecessárias (não por falsificar seus números!), você pode encontrar onde estão suas eficiências e onde você tem espaço para melhorar seu retorno sobre o investimento do BIM.

FONTE: Kate Morrical - Digital Design Manager for Robert Silman Associates, a structural engineering firm with offices in New York, DC, and Boston. Tradução: BIM Revit

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados