Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Programa Tornará mais Ágil a Elaboração de Projetos e Orçamentos Até o fim ano, o Governo do Paraná terá um software que tornará mais rápido e transparente a elaboração de projetos na área de edificações, permitindo o acompanhamento pela sociedade.

 

A Paraná Edificações, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, está adquirindo o sistema Modelagem da Informação da Construção (em inglês, Building Information Modeling - BIM), que vai gerar projetos tridimensionais, mostrando o custo de cada item da reforma ou de um novo prédio público.

"Este tipo de programa, que já é usado pelo Exército Brasileiro, torna mais fácil a compreensão e o entendimento do orçamento da obra, evitando desperdícios", disse o diretor da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur.

O diretor explica que se na elaboração de um projeto for preciso colocar azulejos em uma determinada parede, o projetista poderá visualizar tridimensionalmente, saber com precisão a quantidade de azulejos e o custo unitário de cada peça. Desta forma, evita-se aditivos e gastos desnecessários.

Após a compra e o treinamento, o sistema será obrigatório para todos os projetos do governo entregues para a Paraná Edificações. A autarquia vai adquirir cinco licenças do sistema BIM, ao mesmo tempo que capacita seus funcionários. "Essa compra das licenças ainda está em fase de cotação e abriremos licitação até meados de abril", afirma Sérgio Tenório, assessor de TI da Paraná Edificações.

As primeiras noções do sistema foram dadas aos funcionários da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, do DER e da Paraná Edificações em março. As palestras serviram para disseminar o conhecimento deste novo conceito e juntar o uso da tecnologia avançada nos projetos de obras públicas.

 

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados