Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Engenheiros e Arquitetos da República Tcheca Encantam-se com Construções de Brasília

Engenheiros e arquitetos da República Tcheca encantam-se com construções de Brasília

A arquitetura monumental de Brasília tem conquistado cada vez mais visitantes para a capital federal, principalmente os profissionais e estudantes do segmento de construção que veem nos prédios da cidade inspirações para os seus trabalhos. Esta semana um grupo de 47 engenheiros civis e arquitetos da República Tcheca estão visitando Brasília para conhecer e estudar as construções da capital brasileira.

A cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, conhecida mundialmente como um museu a céu aberto das obras de Oscar Niemeyer, impressionou o grupo que acredita ser fundamental para todos conhecer Brasília. "A cidade é cheia de monumentos e arquiteturas impressionantes. É importante vê-los e ser inspirados por Niemeyer", disse o engenheiro Vlastimil Šr?ma, diretor da Sociedade Tcheca de Concreto, que a cada nova visita a um monumento se encanta mais com a cidade. "É uma loucura que tenham sido construídos em um mesmo momento tantos monumentos. Foi muito ousado", declarou.

Eles já passaram pela Torre de TV Digital, Ponte JK, Santuário Dom Bosco, Catedral, Museu Nacional, Congresso Nacional e, como não poderia deixar de ser, visitaram as obras do Estádio Nacional Mané Garrincha. "Essa é a grande construção da cidade. Ela vai receber os grandes eventos do país. Está cheia de inovações e para nós é importante conhecer, comparar e dividir essas ideias de desenvolvimento", explica Šr?ma.

Até o fim da semana o grupo também irá visitar a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Itamaraty, o Tribunal Superior Eleitoral, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho e o Palácio da Alvorada.

Roteiro arquitetônico

Os traços e as formas de Oscar Niemeyer e o planejamento urbanístico de Lucio Costa, que deram a Brasília o título de Patrimônio Cultural da Humanidade são foco de um intenso trabalho da Secretária de Estado de Turismo que está fazendo a Roteirização do Turismo Arquitetônico na cidade.

Junto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF) a Setur-DF formou o primeiro grupo de trabalho que irá estruturar o roteiro arquitetônico de Brasília e potencializar essa vocação natural da cidade que representa um marco da modernidade.

"Desde que entramos na Secretaria vínhamos procurando fazer um produto da cidade voltado para a população, para os turistas e para os arquitetos. Entendemos que Brasília tem uma beleza indescritível e sabemos que, no que diz respeito à arquitetura, ela é única no mundo", explica o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

Este já é o segundo grupo de Tchecos que visitam Brasília para conhecer a arquitetura e o urbanismo da cidade. Em abril um novo grupo deverá vir à cidade, bem como outro de arquitetos argentinos, país que, desde 2012, tem um programa de visitação em Brasília voltado para este segmento.

 

FONTE: Jornal de Brasília

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados