Ontem, na inauguração, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) reservou o trajeto, das 9h até as 16h, da Torre de TV até a Igreja Rainha da Paz para os ciclistas. O trecho de sete quilômetros foi interditado, com bastante sinalização com cones e placas indicativas na madrugada de sábado para domingo.
O evento, inicialmente de caráter experimental, tem como objetivo criar, nos domingos e feriados, espaço de lazer para o trânsito seguro de bicicletas na área central de Brasília e, ao mesmo tempo, promover o turismo na capital federal.
O governador Agnelo Queiroz fez questão de mostrar que é adepto do uso da bicicleta. “Vamos garantir a segurança dos ciclistas de Brasília e oferecer mais opções de lazer”, destacou. Ele afirmou que até 2014 o DF vai receber 600 quilômetros de ciclovia.
A meta é disponibilizar até janeiro as faixas da Rainha da Paz até a Esplanada dos Ministérios, num total de 15 quilômetros. O diretor-adjunto do Detran, Rômulo Félix, diz que a ideia é estimular as pessoas a usarem a área central de Brasília para o lazer, deixando os carros na garagem. “Esta prática deve ser oferecida com segurança e conforto aos cidadãos para ganhar o hábito dos brasilienses e, assim, continuar a prática em grandes eventos, como a Copa das Confederações e do Mundo”, cita. O projeto também quer incentivar a visitação dos monumentos da cidade. Casados há 20 anos, o engenheiro Carlos Medeiros, 46 anos, e a psicóloga Marília Veras, 47, praticam o esporte há quatro anos. “Amamos o ciclismo. É uma paixão que aumenta a cada pedalada”, define Marília.