Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
A Atualização Constante Mantém os Profissionais no Mercado de Trabalho

O mundo vem mudando em velocidade espantosa. Em decorrência dessas mudanças, as oportunidades de negócio vêm sofrendo transformações conceituais e as empresas vem praticando reestruturações sistemáticas.

Surpreender-se com essas mudanças a cada dia que elas ocorrem leva a uma preocupação e momentos de intranqüilidade. Mas hoje, o caminho a ser percorrido pelo profissional chama-se “atualização constante”: o profissional que deseja continuar no mercado deve estar sempre receptivo às mudanças que lhe trazem atualizações, tornando-se esse um processo constante.

Uma das mudanças mais importantes que ocorreram nos últimos tempos para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com desenhos é o “desenho informatizado”, ou seja, projetos desenvolvidos em computador com um sistema CAD (Desenho Auxiliado por Computador). Um sistema CAD tem que ser encarado com muita seriedade mesmo porque o profissional irá depender dessas informações com velocidade e precisão, sem deixar sombra de dúvidas. Não basta apenas informatizar seus projetos ou escritórios: se não estiver operando corretamente o sistema, pode-se levar a pensar que o computador não serve para tal situação.

Podemos dividir em três etapas o que acontece em uma implantação sem planejamento:

  • A primeira preocupação é com o hardware e o software. Começam as surpresas com a demora e problema de instalação, que não passam de ajustes simples e lógicos, procurando escolher softwares, aplicativos e equipamentos corretos para sua atividade, e não se esquecendo de treinamento para os mesmos.
  • A falta de preparo e conhecimento de quem está implantando resulta em descrédito do sistema. Há impressão de que, ao invés de soluções, adquiriram-se problemas.
  • Os funcionários mais familiarizados com o computador começam a procurar comandos semelhantes às ferramentas de seu dia-a-dia. Enquanto isso, os demais funcionários se afastam, considerando o trabalho difícil e dizendo desenhar mais rápido no papel. 

É impossível cobrar resultados positivos e agilidade de um processo de informatização sem planejamento e treinamento de pessoal. 

É fundamental o planejamento adequado das atividades a serem implantadas no CAD em função do conhecimento do sistema pelo usuário, pois cada fase de implantação, em função do aumento do conhecimento do sistema CAD, surgirão novas aplicações.

Os resultados só devem ser esperados após o domínio total do sistema e total implantação de bibliotecas. Portanto, não devem ser esperando resultados imediatos.

Antes da implantação de um sistema CAD, é extremamente importante a conscientização dos futuros usuários sobre o que o CAD pode fazer ou não. Uma das prováveis causas do fracasso na implantação de um sistema CAD, é o alto grau de expectativa irreal em relação ao que ele pode fazer, além do impacto social que este pode trazer. Toda implantação de um sistema CAD traz consigo o fantasma do desemprego, o que é pura falta de conhecimento.

Dessa forma, não podemos deixar de considerar a importância do CAD para os profissionais da área. Desde aquele que ainda não o usa, passando por aqueles que o utilizam com uma “prancheta eletrônica”, até aqueles que o utilizam em sua plenitude, que devem aprender e manter atualizados nas evoluções do software e da vida.

O profissional conhecedor do sistema CAD, desde algum tempo, deixou de ser um diferencial e passou a ser requisito necessário.

Sendo assim, devemos ressaltar a importância dessa tecnologia e dessa ferramenta de auxilio para permitir acesso ou manter o profissional no mercado de trabalho.

FONTE: REOCITIES

Querendo preparar-se melhor em softwares CAD?

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados