Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Opção Sustentável na Construção Civil Tijolo de terra prensada pode ser utilizado na construção de casas.

A modernização da forma de prensagem da terra e sua mistura com outros elementos criaram blocos de concreto de terra, material alternativo para o campo da construção. Estes blocos consomem menos energia, poluem menos e geram menor quantidade de detritos.

O concreto de terra é composto pela terra crua estabilizada com cimento, prensada, formando blocos, que servem como tijolos para a construção de casas.  Esta técnica é resultado de uma pesquisa apresentada pelo Departamento de Tecnologia de Construção Civil, da Universidade da Paraíba.

O uso desses blocos pode ser uma alternativa para reduzir o problema da desertificação no Nordeste Brasileiro, decorrente do uso da vegetação local como combustível para a produção de materiais pela indústria de tijolos cerâmicos.

A qualidade dos tijolos prensados faz com que ele possa ser usado em construções de até três andares, dependendo do tipo da terra, umidade de moldagem, prensa, tipo e percentagem de estabilizante, e cura, e devem passar por teste de resistência, que podem ser aplicados de duas formas: de resistência à tração indireta e de resistência à compressão.

Pesquisa

A pesquisa sobre os blocos de concreto de terra é resultado de um estudo em conjunto dos professores Normando Perazzo Barbosa, da Universidade da Paraíba, Roberto Mattone, da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Torino, na Itália, e  Ali Mesbah, pesquisador do Laboratório Geomaterial, da Escola Nacional de Obras Públicas do Estado, na França.

Fonte: Universidade da Paraíba

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados