Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Tecnologia vai para o chão da obra e revoluciona a construção.

Uma verdadeira construção virtual; não se engane, não se trata mais de uma mera respresentação de um projeto em 3D. O BIM – Building Modeling Information – ou em tradução literal “Informação do Modelo de Construção” é uma metodologia de projetos 100% digital e integrada. Se antes toda informação técnica dos projetos estava em plantas e cortes 2D; agora está tudo em três dimensões. A plataforma de desenvolvimento é muito mais avançada do que os simples modelos 3D – que até então, tinham propósito meramente visual.

Antes de chegar ao chão da obra, todo o projeto da construção precisa ser desenhado dentro da metologia BIM com todas as informações necessárias. Vale lembrar que uma construção é constituída de vários projetos: arquitetura, estrutura, instalações elétricas, ar condicionado, tubulações, hidráulica e por aí vai. Para que exista um ganho real em toda a cadeia, todos os “N” projetistas precisam modelar dentro da plataforma BIM. Por fim, os projetos são integrados e toda informação fica unificada em um único modelo 3D – como dissemos, uma verdadeira construção virtual.

Este escritório de arquitetura em São Paulo foi um dos primeiros do país a adotar a tecnologia BIM no desenvolvimento de todos seus projetos. O ganho no tempo de execução foi imediato, mas o investimento tanto no software quando nos computadores para rodarem a aplicação foi grande – afinal, não é qualquer máquina que suporta o BIM.

Com o projeto todo da construção feito em BIM, um aplicativo para dispositivos móveis, permite que o modelo 3D com literalmente toda informação necessária para cada tarefa é levado para o canteiro de obra.

Até hoje, no canteiro de obras, tudo era feito meio que “de cabeça” do que o funcionário tinha visto do projeto ou ainda com dezenas de papéis enrolados debaixo do braço. Com a ferramenta disponível em uma plataforma móvel – mais precisamente em um tablet – desde o engenheiro que trabalha no projeto dentro do escritório até os encarregados e trabalhadores em campo, todos têm acesso a todas informações da construção em tempo real.

O uso do BIM é uma tendência mundial no mundo da construção. Além de reduzir custos, erros e tudo o que mencionamos há pouco, só para se ter uma ideia, esta obra toda – que tem seu projeto todo baseado na metodologia BIM – vai levar apenas 18 meses para ser concluída! Hoje ela está assim; mas o primeiro tijolo foi colocado em janeiro. Dá pra se ter uma ideia da velocidade de evolução da obra. Aliás, informação e tecnologia caminham de mãos dadas e prometem transformar muitos outros setores daqui pra frente – a construção é só mais um deles.

Para ver o vídeo, clique aqui.

 

Fonte: Olhar Digital

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados