News |
Manter a Integridade BIM na Engenharia Estrutural
Um dos principais benefícios da modelagem de informações (BIM) é a capacidade de compartilhar dados de modelos digitais entre a equipe de projeto.
Os Benefícios Globais do BIM BIM traz consigo muitos benefícios para o projeto como um todo, tais como:
Pode-se facilmente imaginar que em breve os clientes irão insistir na adoção do BIM para o conjunto processo de projeto, mas o BIM também traz grandes benefícios para o engenheiro dentro de seu próprio escritório. Por exemplo, em um processo de concepção estrutural, BIM:
Muitos engenheiros estruturais sentem que o BIM não é apenas uma opção para o futuro, e sim uma exigência. Além das reais economias que o BIM traz no tempo e a maior precisão no escritório de engenharia estrutural, há pouca dúvida de que em breve os clientes vão exigir de quetodas as partes, incluindo o engenheiro, tenham um papel ativo no processo de BIM para um projeto.
Figura 1: Os desafios enfrentados pela análise de um engenheiro são muitas e variadas.
No entanto, este programa de cálculo é frequentemente muito isolado em termos dos dados que ele troca. Embora o software de análise seja muito avançado normalmente não é bem integrado ao processo de engenharia estrutural e muito menos um processo multi- disciplinar de modelagem completa do edifício. Processos estruturais tradicionais começam com uma interpretação dos desenhos arquitetônicos, seja digital ou em papel. O engenheiro obtém esses dados para produzir informação estruturalmente importante. Esses dados são então interpretado em um modelo de cálculo estrutural, que poderia realmente ser criado em diversos programas de cálculo de acordo com a análise da gravidade, a estabilidade e análise dinâmica e não linear. Ao mesmo tempo que estes cálculos estão ocorrendo, os autores também estão interpretando os mesmos dados - produzindo desenhos de arranjo geral, plantas de enquadramento, etc. Após a análise inicial, o engenheiro de projeto, então, começar a verificar e criar o projeto estrutural usando um "código de construção", decidir o dimensionamento, a quantidade de armação nos elementos de concreto, etc. Esta informação é então passada, muitas vezes na forma de esboços, para os desenhistas (que podem estar dentro ou fora da empresa do engenheiro, dependendo da prática local) fazerem os desenhos detalhados finais, que são então transferidos de volta para os outros membros da equipe de projeto, geralmente em formato de papel. Tal processo dificilmente pode ser descrito como transparente ou coordenado! Dados de engenharia Um dos grandes desafios na criação do modelo estrutural é que que o engenheiro não é necessariamente, nesta fase de análise inicial, pelo menos, interessado na forma exata de um elemento, mas sim na sua rigidez e a necessidade de representar a posição deste elemento no modelo 3D e seu eixo. O eixo de um elemento(como representado pelo arquiteto) não corresponde necessariamente a posição desejada no modelo de análise. Um semelhante problema ocorre quando se considera paredes e placas de diferentes espessuras. Por exemplo, um parede do 1 º ao 2 º andar é muitas vezes mais espessa do que a parede correspondente do 2 º para 3 º andar. Em um modelo de arquitetura, este seria representado como "na realidade " (ver Figura 2). Figura 2: A representação física de uma parede vertical em um modelo de informações de construção.
Figura 3: A representação analítica da mesma parede vertical em um modelo de informações de construção; desconectado (à esquerda) e unidos (à direita). Modelo Físico e Analítico Desta maneira, o Revit permite com êxito a utilização um unico modelo de informação do edifício, satisfazendo todos os participantes do processo de projeto, incluindo os engenheiros estruturais. Portanto, é importante que qualquer solução de análise que usa o BIM do Revit Structure devea manter totalmente a integridade do BIM, sem a necessidade de excesso de manipulação no modelo de análise. Engenheiros tipicamente fazem suposições afim de simplificar os seus modelos de cálculo. Essas premissas podem ser feitas, a fim de tornar o modelo menor e, consequentemente, mais rápido a ser executado, ou eles podem também geralmente ser feitos para tornar o modelo mais adequado para a solução de análise escolhida em particular.. É comum que o engenheiro, usando o "julgamento de engenharia ", faça suposições sobre a estrutura para satisfazer as limitações da solução de análise e as deficiências em muitos elementos finitos e "malhas" em soluções de análise estrutural. Por exemplo, os engenheiros podem:
Embora a maioria dessas suposições sejam perfeitamente válidas quando se considera uma análise do modelo de forma isolada, perguntas devem ser feitas sobre a validade em termos gerais da construção do modelo de informação. Por exemplo, se um engenheiro precisa mudar manualmente o atributos de um modelo apenas para satisfazer as limitações do programa de análise, então como isso afeta a atualização do modelo de informações de construção e como é que a informação transmitida a outros membros da equipe de projeto? Para evitar comprometer o modelo global de informações de construção, o engenheiro deve, por conseguinte, assegurar que a solução de análise escolhida é capaz de analisar diretamente quaisquer forma de estrutura . Com isso em mente, pode-se observar que, mesmo o modelo de arquitetura mais simples produzirá modelos estruturais complexos, com características tais como lajes curvas, aberturas não retangulares, etc Quantos arquitetos produzim edifícios apenas com paredes retangulares e sem aberturas? Estes são desafios que o engenheiro deve enfrentar munido de um software capaz de análise.
Dados estruturais irrelevantes
A adoção de tais parâmetros por fornecedores de software de análise estrutural, implementado usando o Revit Structure, vai garantir que esses dados são preservados e não precisa assumir a transferência de dados subsequentes. Seleção de Software de Análise para uso com o Revit Structure Uma outra consideração na escolha de um software de análise estrutural para BIM deve também incluir a gama de tipos de análise e códigos de projeto que estão disponíveis. Durante o curso de um projeto, o engenheiro pode ser obrigado a fazer vários estudos analíticos, tais como:
Revit Structure convenientemente permite que o engenheiro use uma variedade de programas de análise para essas tarefas dentro do mesmo projeto, mas a seleção de uma única ampla e detalhada aplicação permitirá que toda a gama de desafios de análise seja enfrentada diretamente, sem a necessidade de manter a atualização do modelo de informações de construção entre programas distintos. Há de fato uma tendência no mercado de análise, dos fornecedores se moverem em direção a uma solução única que é capaz de proporcionar a gama de opções de análise . Resumo Fonte: BIM Integrity in Structural Engineering |