Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Impressão Tridimensional de Varões de Aço Poderá Revolucionar Indústria da Construção Civil O MX3D-Metal permite a utilização de diferentes tipos de metais, como aço, aço inoxidável, alumínio, bronze ou cobre

Um sistema de impressão tridimensional de ligas metálicas desenvolvido por uma equipa de designers e engenheiros holandeses poderá constituir o mais significativo passo para a automatização integral da construção de estruturas de Engenharia Civil. O MX3D-Metal permite a utilização de diferentes tipos de metais, como aço, aço inoxidável, alumínio, bronze ou cobre, através do controlo da temperatura de fusão.

O sistema é constituído por um braço robótico multieixo, equipado com uma máquina de soldadura e extrusão de metal fundido, que funciona por aplicação sucessiva de material, de acordo com informação de um modelo digital tridimensional pré-definido.

Pode ser utilizado para a execução de estruturas autoportantes, de diferente tamanhos e formas, em qualquer tipo de superfície, independentemente da sua inclinação ou regularidade.

Apesar de estar numa fase muito inicial de desenvolvimento e de ainda não serem conhecidos detalhes sobre o comportamento mecânico dos elementos impressos, a tecnologia tem enorme potencial de aplicação na indústria da construção, por exemplo na execução de armaduras para estruturas de betão armado.

O MX3D-Metal utiliza software de CAM (Computer-Aided Manufacturing) desenvolvido em parceria com a Autodesk, criadora do Inventor e do AutoCAD.

Assista o vídeo

FONTE: MX3D 

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados