Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Salários na Construção Tiveram Aumentos Reais Valores dos pisos salariais pagos na construção paulistana situaram-se acima dos salários mínimos no Brasil.

30 de outubro de 2012 - Nos últimos oito anos, os reajustes salariais da construção civil paulista firmados nas convenções coletivas registraram aumentos reais, acima da variação do INPC. Foi o que mostrou o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, ao participar em 29 de outubro do seminário Cityscape Latin America, na Câmara Americana de Comércio, no painel O Avanço dos Reajustes de Mão de Obra no Setor da Construção.

Ishikawa também demonstrou que os valores dos pisos salariais pagos na construção paulistana situaram-se acima dos salários mínimos no Brasil, no mesmo período. E que o número de trabalhadores empregados na construção dobrou.

“A negociação coletiva tem resultado em aumento dos salários dos trabalhadores da construção, contribuindo para melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores”, destacou o vice-presidente. Ele também destacou que “a demanda por mão de obra qualificada tem elevado os níveis salariais além do valor negociado pelo setor”.

Segundo Haruo, no período também se registrou aumento significativo dos preços de serviços utilizados pela construção, em decorrência da escassez da mão de obra qualificada. “Este aumento não foi captado pelo INCC”, destacou. “Ainda não existe um projeto abrangente de qualificação dos profissionais do setor”, comentou.

 

Fonte: Portal AEC Web

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados