Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Certificações Ambientais Dobram em 2011

Leed deve ter aumento de 143% e Aqua aumentou 100%

Levantamento do Green Building Council Brasil aponta que o número de empreendimentos que receberam o selo sustentável Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) e registrados em busca da certificação deverá crescer 145% em relação ao ano passado. Os empreendimentos certificados pelo processo Aqua até setembro tiveram aumento de quase 100% em relação ao mesmo período do ano passado.

WT Nações Unidas, da WTorre

Até setembro de 2011, foram 42 edifícios certificados pelo Aqua, número que não passava de 22 em setembro de 2010. A expectativa da Fundação Vanzolini, detentora da metodologia Aqua, é fechar o ano de 2011 com 53 empreendimentos certificados.

O Processo Aqua para prédios comerciais e de serviços foi lançado em 2008 e, em 2010, foi lançado o Processo para edifícios habitacionais, que já certificou 13 edifícios e um condomínio com quatro prédios e 80 casas residenciais.

O selo Leed certificou 16 empreendimentos este ano, e outros 197 entraram com pedido de certificação (dados de novembro). Até 2010, 23 empreendimentos brasileiros já tinham recebido o selo Leed e outros 209 buscavam a certificação. Com os novos números, o Brasil pode chegar ao quarto lugar no ranking mundial de empreendimentos sustentáveis do GBC Brasil, atrás somente dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.

A entidade projeta um acumulado de 45 selos emitidos e 400 registros até o fim de 2011. Para o Leed, o perfil dos empreendimentos é variado, englobando prédios comerciais, escolas, centros de distribuição, prédios públicos, estádios e arenas esportivas, hospitais, shopping centers, plantas industriais e bairros sustentáveis.

Uma parte dos registros foi feita pelos estádios que sediarão a Copa. Estimulados pela exigência da linha de crédito ProCopa do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para que as arenas buscassem um selo sustentável, dez das doze arenas entraram com pedido de certificação Leed.

FONTE: PINIWEB

 

 

 


 

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados