Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Congresso de Construção Metálica e Mista 2011

Aos profissionais brasileiros de engenharia e arquitetura que tenham sede de novos conhecimentos e disponibilidade para ir até Portugal, fica a dica para participar de um importante Congresso. Confira abaixo a matéria do site Engenhariacivil.com.

 

A Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM) promove nos dias 24 e 25 de Novembro de 2011, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, o VIII Congresso de Construção Metálica e Mista.  Os principais temas do Congresso são: arquitetura e aço, pontes metálicas e mistas, eficiência energética e sustentabilidade de edifícios metálicos, grandes projetos de Engenharia Civil, segurança estrutural e desempenho de novos materiais e produtos e execução e gestão da qualidade da construção em aço.

O Congresso e Exposição Técnica, tem como objetivo divulgar as mais recentes inovações no âmbito deste tipo de construção, definir as principais orientações da investigação e estabelecer o intercâmbio de ideias e experiências entre os vários intervenientes na concretização dos empreendimentos representativos deste setor de construção (donos de obra, projetistas, construtores, etc.).

Dando relevo a obras cuja identidade está indelevelmente marcada pela concepção arquitetônica e à associação do aço estrutural com materiais de revestimento, nomeadamente o vidro, será alargado o leque de participantes aos projetistas de arquitetura.

 

Temas do Congresso

Arquitetura e aço

Um conferencista com vasta experiência na execução de projetos e obras em construção metálica fará a introdução neste tema. Pretende-se que divulgue exemplos de utilização de estruturas metálicas em obras emblemáticas da arquitetura moderna, enfatizando a necessidade da cooperação intensiva entre os projetistas de arquitetura e de estruturas e as potencialidades do aço como material construtivo de eleição. Este tema é especialmente interessante para arquitetos projetistas.

• Pontes metálicas e mistas

Para além das mais recentes obras e projetos em estrutura metálica e/ou mista serão abordadas as tendências recentes no que se refere à concepção das pontes e aos processos construtivos.

Eficiência energética e sustentabilidade de edifícios metálicos

A sustentabilidade é uma questão essencial para o desenvolvimento da sociedade, em todas as suas vertentes. Serão abordadas obras e projetos recentes em estruturas metálicas, que demonstrem a apetência natural destas estruturas para cumprir os objetivos da construção sustentável: ser socialmente justa, economicamente viável e “amiga do ambiente”.

• Grandes projetos

Espera-se uma grande participação de projetistas e arquitetos neste tema, mostrando de forma clara todos os benefícios da utilização de estruturas metálicas na realização de grandes projetos, tais como: simplicidade, esbelteza, luminosidade, etc.

• Segurança estrutural e desempenho de novos materiais e produtos

Será abordado o desenvolvimento de produtos e técnicas inovadoras.

• Execução e gestão da qualidade da construção em aço

A inclusão deste tema tem como objetivo realçar as vantagens da aplicação dos sistemas de qualidade, de forma a evitar os problemas e custos inerentes à não qualidade. Este tema tem atualmente uma importância redobrada uma vez que está para breve a obrigatoriedade de utilização de nova normalização nesta área.

 

Contatos
Secretariado da CMM

A/C Dr.ª Zínia Antunes

Departamento de Engenharia Civil – Univ. Coimbra Pólo II


Rua Luís Reis Santos, 3030-788 Coimbra, Portugal


Tel. 239 098 422 | Fax. 239 405 722


Tlm: 965 061 249


E-mail: congresso@cmm.pt


Internet: www.cmm.pt/congresso

 

 

 

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados