Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
Cerca de 58% das Empresas da Construção Realizam Ações na Área da Responsabilidade Social.

 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou hoje (17) o resultado do estudo "Responsabilidade social na construção, um panorama da atuação social no setor", que apontou que 58% das 202 empresas entrevistadas promovem trabalhos na área de responsabilidade social, com destaque para aquelas localizadas nas regiões Norte e Nordeste. A pesquisa, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, utilizou como parâmetro a ISO 26000, que estabelece o que seria a responsabilidade social empresarial (RSE).

Segundo a CBIC, 24% dessas empresas desenvolvem ações de forma estratégica, o que significa que seguem todos ou cinco dos seguintes critérios: ações sociais em seu planejamento estratégico; avaliação de suas ações sociais; divulgação de suas ações sociais; aumento de investimentos em ações sociais; pelo menos uma pessoa trabalhando 20 horas na área de RSE; e a empresa contrata consultores em RSE para apoiar ou aprimorar suas ações sociais.


Além disso, a pesquisa mostra que 36% têm ações regulares (atendem a três ou quatro destes critérios) e outras 40%, ações pontuais (respondem até dois critérios). Apesar de 58% promoverem trabalhos nessa área, 19% das empresas entrevistadas não conhecem o conceito de RSE.

Para Rachel Mello, diretora do Instituto FSB Pesquisa, "os dados mostram a crescente importância e a valorização da responsabilidade social no setor da construção, além do foco estratégico no trabalhador". Segundo a pesquisa, as áreas nas quais as empresas vêm atuando de forma mais significativa são: meio ambiente, saúde, geração de trabalho e renda e educação. 13% dos dirigentes entrevistados admitiram promover somente uma modalidade de ação de RSE, enquanto 36% assinalaram sete ou mais áreas.

Ainda, a pesquisa aponta que Sesi e Senai são considerados os principais parceiros nas atividades, seguidos pelos sindicatos e ONGs.

Fonte: www.revistaau.com.br

 

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados