Início Login Geo-Systems Cad Studio Autodesk
News
IAB-DF Lança Concurso para Revitalização Urbana dos Setores Centrais do Plano-Piloto de Brasília

Na última sexta-feira (15), foi lançado o Concurso Latino-Americano de Ideias para Estudantes - Brasilia +50, para a seleção de projeto de revitalização urbana e paisagística, sob o conceito de "cidade verde", para os setores centrais do plano-piloto de Brasília. A competição é realizada pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), sob organização do Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF).
 
Os setores centrais do plano-piloto de Brasília compreendem o Complexo da Rodoviária, projetado por Lucio Costa, em sua integração com os setores culturais, comerciais, de diversão, hoteleiros, bancários e de autarquias, assim como a Esplanada dos Ministérios.
 
Segundo o edital, "a missão primordial dessa iniciativa é contribuir para a busca de inovações urbanas sustentáveis, soluções verdes, que priorizem os espaços passeáveis, excelência no transporte coletivo público e proposições de mobilidade não-motorizada, como alternativas para os problemas que afligem os usuários dos centros de nossas cidades, marcadas pelo precário quadro de vida."
 
A intenção é que os futuros arquitetos e urbanistas proponham a requalificação inovadora, com responsabilidade socioambiental, do núcleo do centro histórico de Brasília. Os projetos devem contribuir para existência de cenários, usos e espaços diversificados e qualificados; valorizar os setores centrais do plano-piloto de Brasília como patrimônio cultural e assegurar sua inserção no contexto urbano; recuperar as zonas degradadas e desqualificadas; favorecer as condições de conforto humano, com fortes implicações no espaço de circulação de pessoas e da acessibilidade; contribuir para a regulação do microclima local; e sensibilizar a sociedade e autoridades para adoção de políticas públicas com base na responsabilidade socioambiental, integrando valores da cidade verde.
 
As inscrições devem ser realizadas pelo site do concurso até o dia 18 de março de 2011. Poderão participar alunos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior de todo o mundo, que falem português e/ou espanhol.
 
Os dez primeiros colocados receberão um Diploma ao Mérito, sendo que uma premiação especial, que ainda não foi definida, será entregue para os três primeiros colocados. O resultado será divulgado no dia 21 de abril de 2011, em cerimônia a ser realizada em Brasília.
 
 
Fonte: jornalista Mauricio Lima
PINIweb

Pro-Systems Informática Ltda © 2018 | Todos os direitos reservados